liposuction and fat graft preparing background_edited.jpg

LIPOENXERTIA

A Lipoenxertia é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume a certas partes do corpo, como mamas, bumbum, face, ao redor dos olhos (olheiras), lábios, queixo ou coxas, por exemplo. Suas aplicações são inúmeras.

Para realizar esta técnica é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo onde ela se encontra em excesso, como abdome, flancos, costas ou coxas. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados e também ajuda a esculpir, afinar e definir a região onde é realizada. Quando o procedimento realizaado é uma lipoaspiração de uma área grande do corpo (tronco, dorso e coxas), e realizamos a lipoenxertia nos glúteos, costumamos chamar esse procedimento de lipoescultura, que utiliza a gordura para criar uma silhueta mais harmônica e esteticamente proporcional. 
 

Para que serve?

Algumas das principais indicações são:

No rosto

Utilizada para atenuar rugas ou linhas de expressão do rosto, como é o caso do “bigode chinês”, ou para restaurar o volume facial ou das bochechas. Melhorar o aspecto das olheiras com a gordura também é um recurso que utilizo no meu dia-a-dia de procedimentos. Utilizo a técnica de lipoenxertia para restaurar faces com alterações congênitas ou sequelas de múltiplas etiologias.


Nas mamas
O enxerto da própria gordura nas mamas pode ser feito para aumentar o volume ou suavizar o aspecto aparente da prótese de silicone, promovendo um resultado mais natural, ou para corrigir pequenos defeitos e assimetrias.

Nos glúteos
Está técnica também é indicada para aumentar o tamanho dos glúteos, corrigir assimetrias, celulites profundas, diferenças nos tamanhos ou defeitos nas nádegas. 

A lipoenxertia pode ser feita em qualquer região do corpo, podendo ser usada inclusive usada para aumentar ou definir os grandes lábios vaginais.

Como é feita a aplicação?
O aproveitamento da própria gordura corporal deve ser feito por um cirurgião plástico que irá começar por selecionar e aspirar gordura de certas partes do corpo, como coxas ouabdome, por exemplo, através da realização de uma lipoaspiração.

Depois disso, a gordura recolhida é tratada e purificada de forma a remover o sangue e outros restos celulares. Quando a gordura se encontra tratada e pronta, ela irá então ser enxertada na região pretendida usando cânulas específicas e finas, através da realização de microinjeções. 

Todo o procedimento é feito sob anestesia local, com ou sem sedação, não causando por isso dor ou desconforto. Quando isolada e localizada, pode ser feita no Centro Cirúrgico da Clínica. Utiliza-se de internação hospitalar quando associada a outros procedimentos. 

 

As consultas com seu cirurgião plástico são fundamentais para a indicação dos procedimentos adequados, explicações sobre os possíveis resultados e suas restrições, avaliação de exames pré-operatórios e de sua saúde geral. Marque uma consulta com a Dra. Maíra Scapolan e esclareça suas dúvidas:

(011) 3887-5596

(011) 3885-7218

(011) 99168-7310