Buscar
  • Dra. Maíra Scapolan

SIMETRIAS FACIAIS PERFEITAS


A obra “David” de Michelangelo foi feita entre 1501- 1504 em um único bloco de mármore das pedreiras de Carrara, na Toscana, um dos mármores mais brancos do mundo. Tive a sorte de poder apreciar “David” no Museu chamado de Accademia Gallery, em Florença, na Itália. Realmente impressionante. A obra tem 5,16 metros de altura, mas suas grandes dimensões não impediram Michelangelo de executá-la com simetrias perfeitas, apesar do artista ter apenas 26 anos quando começou a esculpi-la.

A história de Davi e Golias é bíblica. O adolescente David teve que derrotar o gigante Golias: esse não poderia ser derrotado pela força, já que David era menor. Precisou de astúcia e habilidade para derrotar alguém maior do que ele, e ele o fez com o uso do estilingue. Muitas estátuas prévias retratam essa história, mas mostram sempre David depois que ele derrotou o gigante, com a cabeça do gigante aos seus pés. Michelangelo decidiu ir contra a corrente e retratar seu David antes da batalha. Você pode ver em seu rosto a concentração, a preocupação em como ele vai fazer isso, a pedra escondida dentro de sua palma direita, o estilingue aparentemente em repouso em seu ombro e ele esperando o momento certo fingindo estar à vontade. Ele só poderia derrotar o gigante se ele o pegasse de surpresa - e ele o fez!

Poderíamos falar de muitos aspectos dessa obra, todo o corpo de David é impecável, mas hoje decidi focar no seu queixo.


Muitas pessoas se olham no espelho e reclamam, por exemplo, de um nariz grande ou pequeno demais. O que as pessoas não sabem é que a posição e tamanho do queixo influencia como vemos o restante da face. O rosto de proporções tidas como ideais (proporções áureas) consiste em um balanço entre o nariz e a mandíbula.


A BIOPLASTIA DE MENTO é o tratamento que permite realizar modificações no queixo com a intenção de harmonizá-lo com o restante do rosto. Essa técnica trabalha a sua forma, deixando-o mais longo, quadrado, proeminente, enfim: são realizadas fotografias e medições e o tratamento realizado tendo em consideração as necessidades individuais de cada paciente.


O hipomentonismo (queixo pequeno, retraído) pode se dar por alterações ósseas da mandíbula (principal) ou por ação muito forte dos músculos mentonianos - o que "empurram" o mento para cima, deixando o rosto com expressão "assustada, fraca". Essa hipertrofia muscular ocorre em pacientes que tem dificuldades de fechamento da boca (respirador bucal). Os músculos mentonianos, quando se contraem, elevam e projetam para fora o lábio inferior e enrugam a pele do mento (queixo em "caroço de pêssego"). Com o passar dos anos, é formada acima do queixo uma ruga em meia-lua, gerando o chamado "queixo de bruxa". 


Por meio de um procedimento em consultório, sob técnica asséptica, anestesia local e sem cortes, a bioplastia de queixo possibilita atenuar assimetrias e insuficiências que possam interferir na harmonia da face. O procedimento é realizado com injeção de materiais biocompatíveis (ácido hialurônico) - quando pensamos apenas em melhorar a sua forma - e toxina botulínica (Botox®) - quando precisamos tratar também a hipertrofia de músculos mentonianos - e pode, na maioria dos casos, servir como alternativa à mentoplastia cirúrgica. O ácido hialurônico é 100% reabsorvido em 18 a 24 meses, o que torna esse tratamento ideal para pacientes que não querem passar por uma cirurgia ou que querem se submeter a mentoplastia cirúrgica (óssea ou com implante), porém gostariam de visualizar imediatamente o resultado. Já o resultado da toxina botulínica tende a durar por 6 meses. 


Vou, com certeza, revisitar essa obra prima em novos posts para falar de outros aspectos da cirurgia plástica! A expressão facial, o olhar excruciante, o nariz masculino, o contorno corporal...tantas coisas tão belas e impressionantemente retratadas em pedra.


Fiquem a vontade para comentários e dúvidas!



56 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

© 2019 por Dra. Maíra Benito Scapolan - CRM-SP: 146.355. São Paulo - SP, Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle