TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BOTOX®

Olá! Para quem ainda não está presente no meu dia-a-dia, eu gostaria de contar que, além da minha rotina cirúrgica, realizo muitos procedimentos minimamente invasivos no consultório. Faço parte do Allergan Medical Institute, o time de Educação Médica Continuada da Allergan, empresa pioneira, produtora do BOTOX® e de toda a linha Juvéderm® de preenchedores faciais e presente em mais de 100 países. Além de organizar diversos cursos, na minha rotina viajo por todo o Brasil, ministrando aulas e workshops práticos para ensinar médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas a realizar as corretas aplicações de BOTOX® e Preenchedores Faciais. Aqui você encontra informações sobre tudo o que é mais importante quando falamos em tratamentos com toxina botulínica.

Clique nas esferas e tire suas dúvidas!!!

O que é o BOTOX®?


Trata-se de um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. BOTOX® é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Essa toxina é produzida e comercializada há 30 anos no mundo e há 25 anos no Brasil. Essa medicação, quando aplicada da forma correta na musculatura facial, diminui a força muscular: essa atenuação previne a formação de rugas.

O BOTOX® pode ser usado em todo tipo de ruga?


Não. Os médicos Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos. Ao contrário do que muita mulher (e homem também) pensa, dar volume e contorno aos lábios não tem nada a ver com toxina botulínica. Nesse caso, utiliza-se outro material próprio para preenchimento, o ácido hialurônico. Saiba mais sobre preenchimentos         

Em que casos o BOTOX® é indicado?


· Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.

· Arquear as sobrancelhas.

. Tratar as "bunny lines" - as rugas nas laterais do nariz ao sorrir.
· Levantar os cantos da boca e simetrizar o sorriso.

· Tratar o sorriso gengival (gengiva aparente ao sorrir).
· Melhorar as rugas no colo e no pescoço.
· Arrebitar levemente a ponta do nariz.
· Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés (Hiperhidrose)
· Tratar dores de cabeça (cefaléia tensional)

O rosto pode ficar sem expressão?


Não necessariamente. A forma de usar a substância evoluiu muito – há alguns anos, dava, sim, um visual “congelado”. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região e da técnica e senso estético do dermatologista. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há uma receita única para a aplicação da substância.

Dói muito?


Você vai sentir as picadas da agulha, mas quem fez diz que é suportável. As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.

 
 
 
 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BOTOX®

 
 

O resultado é imediato?


Não. O efeito começa a ser observado dentro de quatro a cinco dias, mas o resultado final aparece após sete a dez dias. Por isso, entre o décimo e o décimo quarto dia, o médico deve marcar um retorno para verificar o resultado da aplicação.

Quanto tempo dura?


A duração da toxina está intimamente relacionada a 4 fatores fundamentais: qualidade da toxina (marca/laboratório que produz), a dose utilizada (número de unidades), a aplicação anatômica intramuscular correta e a resposta individual de cada paciente. Os estudos apontam para uma média de quatro e seis meses de duração. É recomendado que as pacientes façam, no mínimo, duas aplicações por ano.

A partir de que idade pode começar a usar?


Mais importante do que a faixa etária da paciente, é saber se ela realmente precisa do tratamento. Mulheres jovens (30 anos em média) com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui cinco ou dez anos. 

Quem não pode usar?


Gestantes, pacientes com com doenças autoimunes, doenças neurológicas (miastenia gravis), alérgicos à proteína do ovo ou que estejam fazendo uso de aminoglicosídeos (antibiótico) não devem usar. Pacientes que amamentam devem conversar com seu médico e decidirem juntos sobre o uso, uma vez que não há suporte na ciência que impeça o uso da toxina na lactação. 

Para saber mais sobre a aplicação do BOTOX®, as consultas são fundamentais para a indicação dos procedimentos adequados, explicações sobre os possíveis resultados e suas restrições, avaliação de exames e de sua saúde em geral. Marque uma consulta com a Dra. Maíra Scapolan e esclareça suas dúvidas:

 

(011) 3887-5596

(011) 3885-7218

(011) 99168-7310

 
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

© 2019 por Dra. Maíra Benito Scapolan - CRM-SP: 146.355. São Paulo - SP, Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle